sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Trabalho feira de ciências



"Princípio fundamental da contagem"

O princípio fundamental da contagem é um princípio combinatório que indica de quantas formas se pode escolher um elemento de cada um de n conjuntos finitos.


O acontecimento é formado por dois estágios caracterizados como sucessivos e independentes:
• O primeiro estágio pode ocorrer de m modos distintos. • O segundo estágio pode ocorrer de n modos distintos.
Desse modo, podemos dizer que o número de formas diferente que pode ocorrer em um acontecimento é igual ao produto m . n. Exemplo:
Alice decidiu comprar um carro novo, e inicialmente ela quer se decidir qual a modelo e a cor do seu novo veículo. Na concessionária onde Alice foi há 3 tipos de modelos que são do interesse dela: A, B e C, sendo que para cada carro há 5 opções de cores: preto, vinho, azul, vermelho e prata.
Qual é o número total de opções que Alice poderá fazer?
Segundo o Princípio Fundamental da Contagem, Alice tem 3x5 opções para fazer, ou seja,ela poderá optar por 15 carros diferentes
Generalizações: Um acontecimento é formado por k estágios sucessivos e independentes, com n1, n2, n3, ... , nk possibilidades para cada. O total de maneiras distintas de ocorrer este acontecimento é n1 . n2 . n3 . ... . nk.
2° Por exemplo, para montar um computador, temos 3 diferentes tipos de monitores, 4 tipos de teclados, 2 tipos de impressora e 3 tipos de "CPU". Para saber o numero de diferentes possibilidades de computadores que podem ser montados com essas peças, somente multiplicamos as opções:
3 x 4 x 2 x 3 = 72
Então, têm-se 72 possibilidades de configurações diferentes.

                             "FECHA A CAIXA"

 Trata-se de um jogo de dados muito interessante, jogado por marinheiros da Normandia, e regiões litorâneas da França e Inglaterra, já há mais de 200 anos.
Constitui-se num tabuleiro com "casas" numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se" casas que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que não fique impossível fechar-se mais casas. Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde.




 Referencia:

  https://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_fundamental_da_contagem

http://www.infoescola.com/matematica/principio-fundamental-da-contagem/


Um comentário: