sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

 Feira de Ciências
ALUNOS: Amanda Santana, Alisson Barbosa, Franciele Santos, Mariana Ferreira, Tailana Almeida, Joceline santos, Raquel Assis, Julian paixão, Bruna dos anjos, Elielson.
Turma: 2° C.V
Professora: Catarina
Disciplina: Química

Dispersões e métodos de separação: Dispersão na química é qualquer disseminação de uma substancia ao longo de todo o volume de outra substancia. Ela é formada pela combinação de um dispergente. De acordo com tamanho das partículas dispersas pode ter ate 1nm de diâmetro, mais não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópio eletrônico. A separação das substancias é feita através da destilação. Exemplos disso: Agua +sal.
Cauloide: Quando as partículas dispersas têm entre 1nm e 1000nm de diâmetro aparenta ser homogêneas, mas na realidade não é, só na casa da centrifugação é possível separar o disperso do dispersante.
Homogênea e heterogênea
Quando colocamos corante na água, e após isso adicionamos álcool, podemos observar que formam uma mistura heterogenia onde a agua desce o álcool sabe. Se misturarmos os dois incolores, se colocarmos bem devagar  e observarmos  dá para perceber que eles não se misturam.
Mistura agua e álcool
Álcool etílico e agua formam uma mistura homogênea, em qualquer proporção que podem ser misturados. O que você fez foi promover uma mistura em duas camadas  destes   .Podemos conseguir isto com uma sobreposição suave dos líquidos.
Filtração: A filtração é utilizada para reduzir a separação do liquido de uma mistura solido-liquido ou solido-gasoso. O “equipamento” mais  utilizado é o Filtro de papel, usado para filtrar café (um exemplo bastante pratico do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscopia, somente o liquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase solida dentro do filtro.
Filtração do café: O nome dado á substancia que passou pelo filtro é “filtrado”. O filtro é feito de fibras interlaçadas, formando uma peneira microscopia.
Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas solidas (poeiras) do ar.     
Coando açúcar
Chocolate a teobromina uma substancia presente neste doce, estimula a produção do neurotransmissor serotonina  ,que proporciona  uma sensação de prazer e bem-estar .”Minha produtividade no trabalho está atrelada ao consumo de chocolate .Se não como parece que meu cérebro fica sem energia”. Conta à advogada Mariana.
O excesso de açúcar no sangue cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando  a taxa de glicose sanguínea em jejum ultrapassa os 110mglds.Seus sintomas incluem sensação e enjoo, vontade de vomitar e muita sede que surgem pouco tempo. Açúcar pode diminuir em longo

prazo a nossa qualidade de vida e ser a causa de muitos problemas de saúde.
Filtração: nesse processo, guardo a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica solido e a fase liquida passa livremente .
Limpando o sangue:
O funcionamento dos rins humanos:
Os rins além de excretar substancias tóxicas veja abaixo as principais funções renais.
1-Eliminar substancias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, à ureia e creatinina.
2-Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como; sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro entre outras.
3-Regular a osmolaridade e volume de liquido corporal eliminando o excesso de água do organismo.
4-Excreção de substancias exógenas como, por exemplo, medicações e antibióticos.
5 - A produção de hormônios, eritropoietina (estimula a produção de hemácias.)
6-E por fim a produção de urina para exercer as suas funções excretórias.
A composição do sangue
O sangue é composto por um  líquido chamado de plasma que contém células em suspensão:
Glóbulos vermelhos
Glóbulos brancos
Plaquetas
Tipos de sangue
Tipo A: Tem proteínas A e anticorpos a proteína B
Tipo B: Têm proteínas B e anticorpos á proteína A
Tipo AB: Tem ambas as proteínas A e B, mais nenhum dos anticorpos.
Tipo O: Não tem nem proteína mais tem ambos os anticorpos.
Composição do Sangue: É constituído por bilhões de células suspensas num liquido aquoso. Abastecem de oxigênio e alimentos digeridos todas as partes do organismo e remove os produtos residuais para excreção. Ajuda também a fornecer calor para o corpo e ajuda também contra invasores, para ficar sem com saúde.
A função do sangue: A função é responsável pela partição do organismo e que também combate os vírus, bactérias, parasitas que são causadores de doenças e qualquer substancia que penetra no nosso corpo humano.


A Diálise:
Processo de diálise: É o processo físico químico no geral duas soluções diferentes são separadas por uma membrana semipermeável, depois de um certo tempo as espécies passam pela membrana para igualar as concentrações, na hemodiálise a transferência de massa acontece entre o sangue e o liquido.
O processo dialético ocorre por três mecanismos.



Difusão: É a quantidade de soluto de acordo com a quantidade de concentração dependendo do peso molecular da membrana.
Ultra filtração: Favorece a passagem de liquido do sangue para o dialisado.
Convecção: Compartimento do sangue que favorece a saída de líquidos do sangue esse arraste de solutos é conhecido como convecção.


Hemodiálise:
A função do rim é filtrar o sangue do corpo, quando o rim deixa de cumprir com as funções é necessária a hemodiálise. A hemodiálise substitui os rins quando o mesmo deixa de trabalhar corretamente.

Como funciona: A hemodiálise é a separação por diálise. É um processo lento que depende das diferenças entre o tamanho das partículas e entre  os índices de difusão dos componentes coloidais cristaloides. Quando uma mistura é posta num recipiente de colódio, pergaminho ou celofane e submersa em água, os íons e pequenas moléculas atravessam a membrana, deixando as partículas coloidais no interior do recipiente. Na hemodiálise, o sangue é obtido por um acesso vascular, unindo uma veia e uma artéria superficial do braço. (Cateter venoso central o fistula arteriovenoso.)


Dialisador:

Existem dois modelos básicos de dialisadores: placas paralelas e capilares de fibras ocas. E é onde ocorrem as trocas por difusão e a ultrafiltrarão do plasma.

Um comentário: